IMPORTÂNCIA DE LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS

 

 

A importância de legumes, frutas e verduras na prevensão de doenças

Todo mundo sabe que legumes, frutas e verduras são fundamentais para manter uma vida saudável.A verdade é que nós, brasileiros, apesar de morarmos num país tão privilegiado, com uma imensa variedade desses artigos de diversas cores, diversos sabores, não consumimos esses alimentos como deveríamos. O consumo correto, indicado pelo Ministério da Saúde, é de pelo menos 400g desses alimentos por dia. Isso para uma dieta de 2 mil calorias por diárias.

Mas porque eles são tão importantes para a nossa saúde?

Muito simples: legumes, frutas e verduras são muito ricos em fibras, minerais e diversos tipos de vitaminas. Esses componentes auxiliam na imunidade do organismo, aumentam a resistência contra infecções, protegem contra doenças pulmonares, tais como asma e bronquite, além de auxiliar na manutenção de um peso adequado, é claro. Além disso, de acordo com estudos científicos, uma alimentação saudável, isto é, com o consumo diário adequado destes alimentos, está diretamente associada a um menor risco de desenvolvimento de doenças como: acidente vascular cerebral, câncer e hipertensão.

ALIMENTOS PODEROSOS

 

 

A natureza é rica e diversa em alimentos, mas eles não só servem para a ingestão, como também são poderosos e podem prevenir e auxiliar em diversas doenças. Abaixo o nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia Maximo Asinelli, dá dicas de frutas, legumes e verduras que valem a pena estarem presentes na sua alimentação.

Acelga – Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético. Combate viroses.
 
Alho – Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, analgésico, diurético, antibiótico, antioxidante. Protege o fígado, combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol, dissolve gorduras, ajuda a prevenir diabetes e câncer.
 
Berinjela – Antidepressivo, analgésico. Reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico, auxilia na prevenção do câncer.
 
Brócolis – Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório, analgésico. Protege o fígado, combate viroses e fungos, reduz o colesterol, alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer.
 
Cebola – Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico. Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.
 
Tomate – Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.
 
Cenoura – Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador, antioxidante. Alivia dores musculares, combate viroses, reduz o colesterol, auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama, bexiga e próstata, previne a catarata.
 
Espinafre – Antioxidante, anticoagulante, analgésico. Estimula o sistema imunológico, alivia dores musculares, combate e previne hepatite, auxilia no tratamento de inflamações na pele, ajuda na prevenção do câncer.
 
Limão – Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres de cólon, mama e pulmão.
 
Maçã – Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante. Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares.
 
Morango – Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer, estimula o funcionamento do coração.
 
Pêssego – Antioxidante, anticoagulante. Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue), ajuda no tratamento da asma.
 
Repolho – Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado, auxilia na prevenção do câncer.
 
Salsão – Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.
 
Uva – Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protege o coração.

FONTE: http://hortaemapartamento.blogspot.com/

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