UMA HORTA SUSPENSA

 Por Cristiane Marangon

 

O modelo aqui proposto, com vasos feitos de garrafas PET, possibilita cultivar temperos, como salsinha e cebolinha (foto), ervas medicinais e flores, todas plantas com pouca raiz. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos. Aproveite-os no enriquecimento da merenda escolar.

Ensine a turma que para as plantas crescerem viçosas é necessário que tomem cinco horas de sol por dia.

Também precisam de água diariamente. No período de calor, são duas regas, uma de manhã bem cedo e outra no final da tarde. Na hora da colheita, um cuidado é essencial para evitar que as raízes da salsinha e da cebolinha morram: cortar as ervas três dedos acima da terra.

Material necessário:

– 3 garrafas PET vazias
– 3 suportes para floreira
– 1,2 quilos de terra
– 800 gramas de adubo
– 1 quilo de areia
– Sementes de salsinha e   cebolinha
– Água
– Estilete
– Tesoura
– 12 parafusos com bucha
– Pá e rastelo

Como fazer

1. Corte as garrafas

Com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra (foto). A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

Cortando a garrafa PET

2. Prepare a terra

Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.

3. Evite a água parada

Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.

4. Pendure a horta

Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.

Outra opção

Se você preferir, pode montar sua hortinha utilizando outros modelos de suporte.
No mercado existem vários tipos. Outra opção é pendurar as garrafas com cordas finas, que são mais baratas. Para deixar os vasos ainda mais bonitos, pinte-os com tinta acrílica, como o da foto abaixo.

Outra dica interessante da Gilda Lima, lá do Multiply, é que se pode plantar pimentões, a partir das sementes que descascamos! Eu aqui, planto tomates e vou tentar plantar nesses vasinhos estilosos também! Abriu a geladeira e o tempero acabou ou está murcho? Não tem problema, vamos pegar lá na horta da varanda!
Fonte: http://novaescola.abril.com.br

FONTE: http://ecoamigos.wordpress.com/

5 responses to “UMA HORTA SUSPENSA

    • Thanks for the compliment, if you do not know how to speak and read in Portuguese, if any interest in any matter, please let us know that we translate into English.
      Thank you for being part of those who care about our planet.

    • Olá Indra!

      Fico feliz que o blog esteja incentivando vocês a plantarem, que maravilha.
      Se na sua escola tiverem crianças, peça ajuda à elas, tenho certeza de que irão adorar fazer isso e é uma forma de conscientizá-las quanto a necessidade de respeitar e amar a Terra em que vivem.
      Fique na luz.
      Beijos em seu coração.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s