A FAXINEIRA ECOLÓGICA

 

Que glamour dessa faxineira, não? hehe… achei a gravura engraçada, no sentido de que é, praticamente impossível, alguém mergulhar na limpeza e manter esse visual impecável…
Postei lá no Fora do Manual sobre “A Casa Limpa da Faxineira Ecológica” e vou colocar aqui mais algumas receitas do livro, especialmente direcionadas para a limpeza da cozinha.

AZULEJOS

2 litros (8 xícaras) de água morna
30 ml (duas colheres de sopa) de vinagre

Para as manchas, preparar uma pasta com 15 ml (uma colher de sopa) de amido de milho e 5 ml (uma colher de chá) de água. Aplicar essa mistura e esfregar com um pano úmido.

CRISTAIS

Para limpar cristais, usar uma cebola cortada e esfregue com papel jornal. Se estiverem opacos, limpar com um pano de lã umedecido com um pouco de azeite.

FORNO

250 ml (uma xícara) de bicarbonato de sódio
60 ml (1/2 xícara) de vinagre

Lave as partes externas do forno, inclusive a porta, com a pasta de bicarbonato de sódio. Umedeça um pano em viagre para limpar o fundo do forno. Aplique a pasta no fundo do fogão com água. Caso as manchas forem muito difíceis de sair, coloque sal e limpe quando ficar frio. Se ainda persistirem, repita a operação. Deixe agir por 12 horas. Após, retire a mistura com uma espátula. Enxague com um pano umedecido com vinagre. As manchas muito incrustadas podem necessitar esfregão de aço.

Lendo a receita acima, fiquei pensando que o melhor mesmo é não deixar a sujeira ficar “muito incrustrada” no fogão e no forno, bastando para isso fazer limpezas mais assíduas – se deixarmos ela ficar em grande volume e endurecida, será uma faxina que nos custará muito mais trabalho e tempo!

BOCAS DO FOGÃO

Deixe de molho as bocas do fogão em um litro de vinagre por 12 horas.
Esfregar com papel jornal faz com que fiquem mais brilhantes.

VIDRO DO FOGÃO

Limpe com jornal e água quente.

Os limpadores de forno contêm muitos produtos tóxicos que podem irritar a pela, os olhos e os pulmões.

FORMAS E PANELAS QUEIMADAS

125 ml (1/2 xícara) de vinagre
30 ml (duas colheres de sopa) de água
5 ml (uma colher de chá) de bicarbonato de sódio
5 ml (uma colher de chá) de sal

Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe agir por algumas horas antes de lavar. Coloque 1/2 xícara de vinagre dentro da forma ou panela queimada. Acrescente as duas colheres de água, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sal. Leve à fervura. Repetir a operação se for necessário. Essa técnica não é recomendada para as panelas de alumínio porque o bicabonato de sódio pode alterar a sua cor (melhor mesmo é não usar panelas de alumínio…).

FONTE: http://cozinhanatureba.blogspot.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s