TELHADO VERDE

 

 

O telhado verde traz mais cor ao meio urbano, é ecológico e proporciona conforto térmico ao ambiente.

Há mais de 30 anos já é usado nos EUA, Ásia e na Europa o telhado vegetado e ecotelhado ou telhado verde é o aperfeiçoamento deste telhado vivo.

De rápida instalação e valor acessível, o ecotelhado é uma estrutura formada por um subtelhado convencional revestidos pelas eco telhas vegetadas.

Nele cultivam-se plantas que exijam pouca água, pouco substrato e não necessitem de poda.
Antes da instalação do telhado verde a base ou subtelhado e preparado de modo a impedir a infiltração de água e a entrada de animais ou insetos no telhado.

O telhado verde proporciona a edificação um excelente isolamento térmico e acústico. É uma ótima solução para locais muito quentes e de longos períodos de estiagem.

O telhado vivo tem também a vantagem de proporcionar um sistema de reutilização de água. Com um sistema laminar, toda água dos chuveiros e das pias é filtrada num reservatório e depois bombeada até o telhado para regar a grama e as plantas e este processo é responsável por uma nova filtragem que leva a água adicional para as caixas de descarga.

Porém este procedimento de reciclagem da água é opcional e sua utilização vai depender da vontade do cliente que aderir ao telhado vivo, este sistema implica em maior custo, porém este custo é compensado pela economia de água que o processo de reutilização da água gera.

As plantas mais usadas nos telhados vivos são o Rabo de gato, Agapanto, Rosinha do jardim, Grama-amendoim, Aspargo-pluma, Carqueja, Cebolinha de jardim, Gravatinha, Clúsia, Santa Luzia, Margaridinha amarela, Orelha de rato, Moréia, Capim chorão, Azulzinha, Farroupilha, Saião, Cacto margarida, Cambará, Falso íris, Grama batatais, Boldo, tapete inglês, Ruélia azul, Bálsamo, Estrela gorda, Vassoura e Vedélia.

Dentre os sistemas de telhado verde, existem o sistema alveolar, o sistema modular e o sistema laminar.

O sistema alveolar permite usar uma variedade maior de plantas no ecotelhado, incluindo espécies nativas, pois seus alvéolos da membrana retêm maior quantidade de água.

O sistema modular é composto por vários módulos já vegetados colocados um ao lado do outro sobre membranas anti-raizes e para retenção de nutrientes.

E o sistema laminar caracteriza-se pela utilização de uma lâmina de água sob um piso elevado feito em módulos de sustentação, Isto garante um suprimento de água de até 40L/m², este sistema só deve ser usado em telhados completamente planos. É com a utilização deste sistema que se pode fazer a reutilização da água citada anteriormente.
FONTE: http://www.projetorepensar.org/search/label/sustentabilidade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s