COLORINDO A VIDA PARA PRESERVAR A SUA SAÚDE

 

 

1. Em países onde o consumo de frutas e verduras atinge 450 g por dia, o risco de desenvolver um tipo comum de câncer é reduzido em 50%.
 
2. Quase 90% dos casos de câncer são causados por “defeitos” do DNA acumulados ao longo dos anos. Eles podem ser evitados facilmente com o aumento do consumo de folhas e legumes nas refeições principais.
 
3. Mais de 90% de todos os tipos de diabete estão associados a excessos na alimentação.
 
4. Grande parte das doenças da velhice são combatidas com o consumo regular de verduras, frutas e hortaliças.

Tudo bege? Tô fora! – Fica mais fácil engordar, comendo somente pratos beges.
Ao preparar uma refeição, seu prato fica bem apagadinho, cheio de alimentos da cor bege? Se sim, está na hora de você ligar o sinal de alerta! Isso porque é muito mais fácil engordar fazendo pratos assim – afinal, a ingestão excessiva desse tipo de comida faz com que as células dupliquem em um ritmo superacelerado.

Além disso, eles aumentam as probabilidades de danos ao DNA e a liberação de substâncias inflamatórias causadoras de doenças. Pobres em vitaminas, fibras e minerais, os alimentos da cor bege dão uma falsa sensação de saciedade. “O importante é não abandonar os alimentos saudáveis mesmo aos fins de semana. Nos churrascos ou almoços de família, complemente a refeição com saladas e frutas”, diz a nutricionista Mércia Strong, de São Paulo.

Nem pense que, ao adotar a Dieta das Cores, você será obrigada a se contentar com um prato mirrado de salada. Pelo contrário: o truque está em substituir alimentos calóricos por outros com maior valor nutritivo e menos calorias. Por exemplo: começar o dia com uma xícara de café e um pão não é nada recomendável – afinal, come-se pouco e ingere-se muitas calorias, o que fará você sentir fome novamente em pouco tempo.
 
Isso já não acontece quando optamos por uma refeição reforçada, que privilegia cereais, fibras, vitaminas e proteínas. Elas estendem a sensação de saciedade apesar de terem quantidade menor de calorias. Assim, o emagrecimento é uma consequência rápida! “Por não ser restritiva, esta dieta é muito mais fácil de ser seguida”, diz a nutricionista Roberta Stella, de São Paulo.

Grupos de alimentos coloridos

Conheça em qual grupo – branco, laranja, verde ou vermelho – se encaixam os alimentos e aprenda a equilibrar a sua alimentação.

Segundo o nutricionista David Heber, criador da Dieta das Cores, o ideal é consumir, no mínimo, um alimento de cada um dos sete grupos coloridos por dia. Abaixo, conheça o poder escondido por trás de cada um deles.

1. Branco

Alho, cebola, aipo, pera e vinho branco
Poder – Fortalece ossos e sistema imunológico.
Os alimentos dessa cor contêm minerais, vitaminas B6 e carboidratos. Por isso, ajudam na renovação das células e no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o corpo de doenças. Também levam cálcio e fósforo, que auxiliam na manutenção dos ossos e na elasticidade dos músculos.

2. Laranja

Cenoura, manga, damasco e abóbora

3. Laranja/Amarelo

Laranja, tangerina, pêssego, mamão e nectarina
Poder -Visão e pele perfeitas
Cheios de betacaroteno e pró-vitamina, os alimentos dos grupos 2 e 3 estimulam a queima de gordura e mantêm a saúde da visão e dos tecidos. Já a vitamina C aumenta a produção do colágeno e tem ação antioxidante.

4. Verde/Amarelo

Espinafre, mostarda e milho
Poder – Energia pura
A clorofila presente nos alimentos dos grupos 4 e 5 aumenta a oxigenação das células, estimulando o nosso metabolismo e a queima de calorias. Além disso, faz o fígado produzir enzimas que decompõem substâncias causadoras do câncer.
 
5. Vermelho

Tomate e melancia

6. Vermelho/Roxo

Uva, morango e vinho tinto
Poder – Combate câncer e estresse
O licopeno existente nos alimentos dos grupos 6 e 7, quando associado à vitamina C, tem ação antioxidante, auxilia na prevenção do câncer e diminui os efeitos do estresse. Também ajuda no combate de doenças cardíacas, pois inibe a formação de coágulos.
Fonte: site mdemulher.abril.com.br

FONTE: http://hortaemapartamento.blogspot.com/

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