QUEREMOS UMA [R]EVOLUÇÃO ENERGÉTICA!

 

 
“A aposta nas energias renováveis [eólica, hídrica e solar] é equivalente à aposta numa central nuclear”
Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. O nome fóssil surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados à 65 milhões de anos.

O processo de formação de combustível fóssil deve-se às plantas, animais e toda a matéria viva, que quando morrem decompõem-se, sendo precisos dois milhões de anos até que esta matéria orgânica origine o carvão, posteriormente dando lugar ao petróleo e ao gás natural.

Problemas com o uso de combustíveis fósseis:

Esgotarem-se. Se continuarmos a usar provisões da energia não renovável ao ritmo que as usamos hoje, as nossas melhores estimativas dizem-nos que as reservas de carvão mundiais poderiam durar durante aproximadamente 200 anos, as reservas de gás natural mundiais aproximadamente 60 anos e as reservas de petróleo mundiais quase 40 anos.

Contudo, podermos efetivamente esgotá-los mais rapidamente do que estas estimativas. A exigência de energia global aumenta exponencialmente à medida que os países se industrializam e a população mundial cresce.

Alterações climáticas. Cada vez mais os peritos aceitam que o clima mundial está-se a modificar. No século passado as temperaturas globais aumentaram em cerca de 0.7°C e de dez em dez anos continuam a aumentar desde 1990. Os cientistas acreditam que este aquecimento é devido, pelo menos em parte, ao nosso aumento do uso de combustíveis fósseis.

Os combustíveis fósseis ardentes lançam dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a deterioriação do ozono, já que este gás é um dos principais “gases de estufa”.
Não há solução rápida ou simples para a mudança climática.

Seus desafios exigem uma variedade de estratégias e ações nos níveis local, regional e mundial. A redução substantiva das emissões de gases de efeito estufa é a prioridade imediata, ou seja, a redução no consumo dos combustíveis fósseis.

Aumento da contaminação do ar. Gases e materiais particulados, provenientes justamente da queima destes combustíveis, geram uma série de impactos locais sobre a saúde humana. Outros gases causam impactos em regiões diferentes dos pontos à partir dos quais são emitidos, como é o caso da chuva ácida.
Soluções para o uso de combustíveis fósseis: ENERGIAS ALTERNATIVAS
Energia Hidráulica. Essa energia vem da evaporação da água, pelo calor do Sol, que sobe com o vento, forma núvens e precipita no alto das montanhas na forma de chuvas, essas chuvas formam os rios que são represados, a água desses rios gira turbinas que produzem energia elétrica. É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada.

Biomassa. É utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema. A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Energia Solar. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. Através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia eléctrica. Ambos os processos não têm nada a ver uns com os outros em termos de sua tecnologia. Mesmo assim, as centrais térmicas solares utilizam energia solar térmica a partir de coletores solares para gerar eletricidade.

Energia Eólica. Utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.

Energia Geotérmica. Em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento. A energia geotérmica é aquela que pode ser obtida pelo homem através do calor dentro da terra.

Energia Maremotriz. É o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Energia do Hidrogênio. A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogênio.
FONTE: http://www.projetorepensar.org/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s