HORTA DE APARTAMENTO

Arte assinada por minha esposa, que tirou as fotos também e falou sobre a nossa horta no blog dela.

Eu estou cultivando uma horta quase orgânica na sacada do meu apartamento desde dezembro do ano passado. Queria compartilhar as fotos deste que é meu novo hobby. Um passatempo unindo o trabalho manual do agricultor de apartamento (plantar, regar, cuidar), ao fino prazer do cozinheiro de fim de semana.

Não é difícil, só não pode ter nojinho prá pegar em terra ou húmus de minhoca. Tem sim é que ter paciência para trabalhos manuais e saber pesquisar no google sobre variedades de hortaliças e sobre os cuidados necessários. Eu também descobri que produtos orgânicos são fáceis de cultivar, mas sobre isso, as diferenças para os semiôrganicos e como eu fiz a minha horta, vou dar umas dicas:

• Prefira mudas prontas à produção via semente. Plantar sementes demora muito, e no ceasa tem mudas de várias espécies de hortaliças. Mas comprar mudas prontas traz a desvantagem de não poder fazer uma horta 100% orgânica. Você até pode garantir tratá-las organicamente quando elas estão na sua varanda, mas antes disso não tem como garantir.

• Compre jardineiras grandes. Quanto maior, mais tempo de colheita você terá. Sabe-se que as plantas podem crescer até 2,5 vezes o tamanho do vaso. E compre também argila expandida para forrar a jardineira, no fundo. É bom para drenagem, evitando que a varanda fique suja.

• Agricultura orgânica não tem mistério. Basta terra preta, húmus de minhoca, bioinceticida para controle de pragas (eu uso óleo de Neem) e biofertilizantes. Para plantar, use covas rasas, deposite a planta e cubra com terra. Terminou de plantar todas na jardineira, molhe.

• Planta gosta de sol. Aliás, muito sol. Todas as hortaliças que plantei tomam sol da tarde e adoram. Mas no meu caso tive que aprender a regar direito. Nos primeiros dias eu usava um burrifador, mas elas foram murchando. Depois eu percebi que nestas condições de sol e vento, o ideal é cobrir o solo da jardineira com uma medida de um “dedo de água”. Exceto em semanas chuvosas, onde rego dia sim, dia não.

• Uma vez por semana limpe com esponja e detergente os prato das plantas. Use água corrente para limpar. Eu ouvi dizer que o óleo de Neem ajuda a manter a dengue longe, mas não comprovei e para não arriscar aos domingos eu limpo as bases das jardineiras.

• Quando for colher, use uma tesoura. Pode parecer bobagem, mas cortar com uma tesourinha limpa é até bom para a planta. Mas antes veja alguns videos no youtube sobre como se faz bonsai para entender o mínimo sobre poda.

• Uma ou outra planta exige cuidados especiais. Tomates, por exemplo, gostam de terra bem úmida. Eu fiz um tipo de forração do solo dos tomateiros para manter mais úmido que nas outras plantas. Para as demais, nem usei tanta lasca de pinho assim. Olhe os meus comentários nas fotos que eu explico como eu fiz.

• Vale plantar qualquer uma com qualquer uma, exceto hortelâ que gosta de ficar sozinha e longe do sol. Talvez por isso que meu pé de hortelã não resistiu. Mas, tenha paciência pois só aprende tentando. Eu mesmo já aprendi muito sobre como elas se comportam, seus sabores e cheiros, em quase 3 meses.

Novamente meus 3 pés de tomate cereja. Você pode notar as lascas de pinho encobrindo a terra, servem para manter a terra sempre úmida (inclusive na superfície). Um dia vou tentar outras variedades de tomate.

Novamente meus 3 pés de tomate cereja. Você pode notar as lascas de pinho encobrindo a terra, servem para manter a terra sempre úmida (inclusive na superfície). Um dia vou tentar outras variedades de tomate.

O orgulho do produtor ehehehe Meus tomates estão suculentos. Uma particularidade do tomate em qualquer variedade é que, originário do mediterrâneo, ele gosta muito de água, vento e locais altos. Não é a toa que o tomate mais gostoso do mundo vem do mediterrâneo e é cultivando nas encostas. Ao fundo temos a Manjerona, algo que eu não conhecia mas que passei a admirar o sabor.

O orgulho do produtor ehehehe Meus tomates estão suculentos. Uma particularidade do tomate em qualquer variedade é que, originário do mediterrâneo, ele gosta muito de água, vento e locais altos. Não é a toa que o tomate mais gostoso do mundo vem do mediterrâneo e é cultivando nas encostas. Ao fundo temos a Manjerona, algo que eu não conhecia mas que passei a admirar o sabor.

Nesta foto destaco a almazena perfumada, cebolinha, tomilho e escondido tempos manjerona, também deliciosa.

Nesta foto destaco a alfazema perfumada, cebolinha, tomilho e escondido tempos manjerona, também deliciosa.

Uma particularidade do manjericão roxo são suas perfumadas flores. Fico triste pois flores normalmente significam que logo ele vai perder sua folhagem. No futuro pretendo plantar em uma jardineira somente deste tipo de manjericão, pois os mesmos são extremamente saborosos com carnes e massas.

Uma particularidade do manjericão roxo são suas perfumadas flores. Fico triste pois flores normalmente significam que logo ele vai perder sua folhagem. No futuro pretendo plantar em uma jardineira somente deste tipo de manjericão, pois os mesmos são extremamente saborosos com carnes e massas.

Outra visão do manjericão roxo e ao fundo temos os pés de tomate cereja.
Outra visão do manjericão roxo e ao fundo temos os pés de tomate cereja.

Uma vista geral, ao fundo nossa linda paisagem da sacada.

Uma vista geral, ao fundo nossa linda paisagem da sacada.

Mantenho os tomates próximos da batente da sacada. Sol e vento à vontade, somados a generosas regas de água de 2 em 2 dia, mais todo o cuidado com a humidade resultam em tomates bem vermelhinhos.

Mantenho os tomates próximos da batente da sacada. Sol e vento à vontade, somados a generosas regas de água de 2 em 2 dia, mais todo o cuidado com a humidade resultam em tomates bem vermelhinhos.

Imagem lateral do manjericão (verde e roxo) e orégano. Percebam que o manjericão roxo está no final de sua vida, usamos muito ele no dia-a-dia.

Imagem lateral do manjericão (verde e roxo) e orégano. Percebam que o manjericão roxo está no final de sua vida, usamos muito ele no dia-a-dia.

Uma visão da frente agora: Alfazema (na esquerda), cebolinha, tomilho e manjerona (bem a direita).  Observe como eu cobri a base das plantas.

Uma visão da frente agora: Alfazema (na esquerda), cebolinha, tomilho e manjerona (bem a direita). Observe como eu cobri a base das plantas.

Perspectiva aérea dos tomatinhos, quase na hora da colheita. Observe a importância das lascas de pinho para manter a terra húmida.

Perspectiva aérea dos tomatinhos, quase na hora da colheita. Observe a importância das lascas de pinho para manter a terra úmida.

perspectiva aérea do manjericão tradicional verde, e sua famosa (e mais gostosa) variedade roxa florindo delicados botões perfumados. Bem ao lado temos orégano, próximo a joaninha. Na plaquinha tem escrito "Aqui reina paz e harmonia" =)

perspectiva aérea do manjericão tradicional verde, e sua famosa (e mais gostosa) variedade roxa florindo delicados botões perfumados. Bem ao lado temos orégano, próximo a joaninha. Na plaquinha tem escrito “Aqui reina paz e harmonia” =)

Outra perspectiva aérea. Dá esquerda para direita temos Alfazema, tomilho, cebolinha e manjerona. As lascas de pinho cobrem somente a parte bem próxima ao caule das plantas.

Outra perspectiva aérea. Dá esquerda para direita temos Alfazema, tomilho, cebolinha e manjerona. As lascas de pinho cobrem somente a parte bem próxima ao caule das plantas.

Arte assinada por minha esposa, que tirou as fotos também e falou sobre a nossa horta no blog dela.

Todas as imagens foram feitas por http://gellyrodrigues.blogspot.com/

FONTE: http://carloscosta.org/

VÍDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=Bz4Oo9-oRj4

                  http://www.youtube.com/watch?v=y4NIgWx-Yqo&feature=fvw

                  http://www.youtube.com/watch?v=dFBh9sFI7Mc&feature=related

                  http://www.youtube.com/watch?v=PkaGA8DnksA&feature=channel

                  http://www.youtube.com/watch?v=fvMDnexhPfg&feature=related

2 responses to “HORTA DE APARTAMENTO

  1. Olá! Adorei seu cantinho! Aproveitei o assunto do meu blog que teve uma postagem que fala de ecologia para divulgar seu endereço. Espero não causar problemas, caso não concorde posso remover. Obrigada.

Leave a Reply

