DICAS GERAIS

 

. Para amaciar as mãos lave-as com azeite e açúcar.
 
. Quando estiver com as mãos encardidas, esfregue limão para desencardi-las.
 
. Para acabar com as formiguinhas que aparecem na pia e no armário coloque alguns cravos da Índia.

. Para tirar manchas de tinta da roupa, deixe-a de molho no leite, ou esfregue-a com sal e limão ou ainda com líquido de Dakin (hipoclorina).
 
. Para tirar o mofo de armários, coloque um saleiro com bicarbonato de sódio ou cal virgem na   gaveta do mesmo.
 
. Para tirar manchas de gordura da roupa, coloque farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, coloque um papel absorvente e passe o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.

. Para tirar manchas de café ou chá da roupa, lave imediatamente com água fervente ou esfregue com um cubinho de gelo.

. Para tirar manchas de vinho tinto das roupas, coloque em seguida sôbre ela, farinha de mandioca ou polvilho, até que embeba a farinha. Depois, lave com água e sabão.
 
. Para que o arroz fique soltinho, quando estiver quase seco pingue algumas gotinhas de vinagre e quando seco pingue novamente as gotinhas de vinagre,apague o fogo, deixe descansar dez minutos e sirva.

. Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.

. Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.

. Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.

. Para verificar se a gordura está na temperatura ideal para frituras e só colocar um pedaço de pão amanhecido na frigideira. Se tostar num instante a temperatura está ótima para fritar batatas, bifes e peixes.

. Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos. Retire-o e passe-o na água com gelo.

. Se salgar demais um prato coloque ai umas batatas a cozinhar que as mesmas absorverão o excesso de sal.

. Para saber se o ovo está fresco é só mergulha-lo em panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar.

. Para tirar cheiro de peixe das mãos lave-as com água e sal ou vinagre e sal.
 
. Para que os olhos não ardam ao descascar cebolas, coloque-as numa vasilha com água gelada por 15 minutos.

. Antes do preparo de aves, deixe-as pelo menos 1 hora em água com rodelas de limão,vinagre e sal para tirar o cheiro.

. Quando quiser soltar o arroz grudado no fundo da panela é só retirar a panela do fogo e colocá-la sobre um pano molhado em água fria.

. Para evitar que o alumínio do banho-maria escureça é só colocar rodelas de limão.

. Para tirar o cheiro da CEBOLA das mãos: esfregue-as com salsa cortada.
 
. Para tirar o cheiro de ALHO das mãos, esfregue com talo de salsa.

. Para o leite não grudar no fundo da panela, ferva-o numa vasilha molhada.

. Para retirar gordura do forno: ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na debaixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água.

. Para remover manchas de água do aço inoxidável: use um pano umedecido com álcool. Use água morna e bicarbonato de sódio para limpar o fogão.

. Quando o cano da pia estiver entupido: jogue dentro dele um pouco de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre.

. Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

. Para tirar o cheiro de tinta de qualquer ambiente: deixe no aposento uma bacia de água com algumas rodelas de cebola.

. Para tirar o cheiro da ÁGUA SANITÁRIA das mãos: esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.

. Para tirar o cheiro de PEIXE das mãos: lave-as com vinagre ou água e sal.

. Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos: basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.

. Para que talheres brilhem, coloque uma vez por semana em um recipiente com água, umas gotas de cândida e vinagre ou álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxagüe no dia seguinte.

. Para verificar se há vazamento de gás aplique água com sabão na instalação. Esse procedimento não interrompe o vazamento, mas é um método prático para detectá-lo. Caso se formem bolhas,   há gás vazando. A principal atitude a tomar é desligar a chave geral da eletricidade, abrir portas e janelas.Depois, se possível, levar o botijão para um local ventilado e chamar assistência técnica.
  Ao trocar o botijão apague todo o fogo existente: cigarro, vela, qualquer chama.

. Não bata com um martelo ou outro objeto na borboleta da válvula. Utilize apenas as mãos para apertar ou desapertar. Assim não corre o risco de danificar a válvula e provocar um vazamento.
  Você pode transportar, trocar ou armazenar com toda a segurança o botijão de gás. Para isso, basta segurá-lo sempre em pé. Nunca se deve rolar ou deitar o botijão, Use mangueiras transparentes.

. As portas de correr estão emperradas? Esfregue nos trilhos um pouco de cera ou uma vela. Se o problema for nas gavetas, passe nas extremidades laterais a mesma cera ou vela.

. Afie as tesouras cortando em pedacinhos uma tira de lixa d’água fina.

. Para tirar chicletes da roupa, ponha um papel branco e passe com o ferro bem quente.

. Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos.

. Para acabar com as formigas na sua casa, siga uma das dicas abaixo:
 
  – Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados por elas. O resultado é imediato.
  – Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe  uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias. A  formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.
  – Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.
  – Pedaços de limão murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem.

. Vidros: Para proteger os vidros das janelas dos respingos de pintura, antes de pintar os batentes, esfregue uma cebola cortada. O suco não permitirá que os respingos se aderem.

. Para espantar moscas e mosquitos, corte limões ao meio e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente.

. Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas.

. Evite que os tecidos soltem tinta, acrescentando duas ou três colheres de chá de sal à água dos ciclos de lavagem e enxágüe.

. As manchas de suor sairão da roupa se ela for mergulhada em água com sal antes da lavagem

. Utilize sabão de coco em pedra e seco, para limpar colarinhos e punhos das camisas, antes de por na máquina.

. Quando acontecer de cair muito sabão em pó na máquina de lavar, coloque um pouco de sal, para reduzir a espuma.

. Para alguns tipos de manchas nas roupas, utilizar sabonete branco sobre a mancha para sumir ou suavizar.

. Roupa branca de seda ficará mais branca agregando no último enxágüe uma colher de sopa de água oxigenada de 20 volumes por litro de água.

. Toalhas ficarão mais limpas se colocar na água de enxágüe uma colher de bicarbonato.

. Substitua o amaciante por meio copo de vinagre ou um quarto de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágüe.

. Como dobrar lençol de elástico:
 
  1. Vire o lençol do avesso. Encaixe cada uma das mãos em duas das extremidades com elástico. Junte as mãos e coloque uma extremidade dentro da outra, alinhando os elásticos. Isso vai formar uma espécie de bolso.
  2. Mantenha uma mão dentro desse bolso e, com a mão livre, traga as outras duas extremidades do lençol. Ajeite cada uma sobre o bolso.
  3. Mantenha os elásticos alinhados. Coloque o lençol sobre uma superfície lisa, com os elásticos virados para cima.
  4. Esconda o elástico: dobre uma das laterais com elástico em direção ao meio e depois cubra-a com a lateral oposta, que não tem elástico.
  5. Dobre o retângulo formado ao meio quantas vezes quiser até ficar do tamanho que se deseja.

. Sintéticos – As roupas de fibras sintéticas, retêm o odor da transpiração, mesmo depois de lavadas. Para evitar que isso aconteça, basta deixá-las de molho na hora de se enxaguar (isto é, depois de limpas) numa solução de água com uma colher (sopa) de bicarbonato.

. Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, siga essa dica. Coloque algumas gotas de limão numa panela de água e deixe fervendo. Quando a água estiver bem quente, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Cuidado com o tecido da roupa, pois se ele for muito fino essa dica pode estragá-lo.

. Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.

. Limpe o telefone regularmente com álcool etílico e não se esqueça de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.

. Manchas de gordura, óleo e produtos similares, respingados sobre a roupa devem ser cobertos por talco ou maizena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos. Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local.

. Manchas de sangue no edredom ou colchão: Embeba um pedaço de algodão em amoníaco e pressione sobre a mancha esfregando um pouco, a mancha vai escurecendo e clareando até sumir por completo.

. Para manchas de graxa ou óleo, aplicar detergente de cozinha sobre a mancha e após lavagem passar a ferro sobre papel absorvente.

. Manchas de suor em roupas. Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.

. Solução forte para limpeza dos azulejos e pisos: Faça uma mistura de:½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, ½ de amônia em um litro de água. Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.Deixar agir por uns 10 minutos e depois lavar normalmente com água e sabão.

. O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente.

. Sapato apertado: Umedeça com álcool a parte interna dos sapatos e calce-os por um dia pois isso ajudará a ajustar a forma no pé.

. Conservando sapatos: Se seu par de sapatos estiver gasto, riscado, não pega brilho de jeito algum, e você não tiver um engraxate por perto, friccione neles um pedaço de batata crua molhada no álcool. Dê um tempo, a seguir engraxe normalmente.
  Outro truque para aqueles sapatos desgastados: após engraxar os sapatos pulverize-os levemente com spray para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado, o spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo. Ou então, passe uma camada de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados dos sapatos.

. Roupas de couro: Sua roupa de couro ficou com aquelas manchas brancas? Sem problema. Faça uma mistura de água e vinagre em proporções iguais. Antes de passá-la com um pano na roupa, limpe bem a mesma com um pano seco para tirar qualquer pó. Deixe secar na sombra.
  Cuidados com as lingeries: As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
  O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras. Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água, se tiver pressa enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.
  Não passe à ferro, os tecidos das lingeries são de boa qualidade que dispensam o ferro.
  Na hora de guardá-las coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas, pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto, elas ficarão perfumadas.

. Como limpar cintos de couro mofados: O ideal é limpar bem o cinto mofado com um pano úmido e deixar secar muito bem. Mas, atenção: essa secada no sol não pode ser feita de jeito nenhum em cintos de couro cru, sem tingimento, porque mancham. Após secar bem seu cintinho, você pode passar graxa incolor de calcados para hidratar o couro. Jamais use produtos inflamáveis, tais como álcool ou detergente, pois podem danificar seriamente sua peça. Para finalizar, caso o couro seja brilhoso, passe uma flanela bem seca para lustrá-lo. E para mantê-los sempre bonitos, repita esse procedimento uma vez a cada mês.

. Manchas de ferrugem: Coloque um pano branco absorvente por baixo da roupa, sob a mancha, em contato com o tecido. De preferência, a roupa deve ser colocada ao sol e sobre a mancha deve ser aplicado suco de limão e sal até deixar bem úmido o local. O pano servirá para absorver esse líquido. Se a mancha persistir, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com   água morna até desaparecer.
  Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.
  Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois, lavar com água e sabão e pendurar ao sol num cabide.

. Manchas tinta de caneta esferográfica: coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta). Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente. Outra opção é aplicar um removedor, álcool ou leite tipo a somente no local manchado. Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Para finalizar, lave com água quente.

. Como tirar marca de barra em roupas: Se a marca de barra for em roupas de tecidos comuns, é só passar gelo na marca, depois passar o ferro quente e refazer a nova barra. Se as marcas de barra antiga for em seu jeans, passe uma esponja com bastante vinagre branco no local e depois passe a ferro, se necessário repita a operação até desaparecer os outros sinais.

. Para limpeza e remoção de ácaros dos bichinhos de pelúcia, coloque uma bacia com sabão em pó, misture bem, até fazer espuma, usar essa espuma, pegando com bucha macia, passando (esfregando) por todo ele, tire o excesso de espuma e líquido, com um pano seco e limpo, deixe secar ao sol, quando estiver seco, coloque em um saco plástico (esses para congelar alimentos, adequado ao tamanho do brinquedo), tire o ar, feche bem, e leve ao freezer, por 24   horas, os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo!!
  Pronto, seus bichinhos estarão livres dos ácaros, mas esse procedimento, deve ser feito de 15 em 15 dias.

. Limpe a tela da tevê e do computador com um pano macio e embebido em álcool etílico. Passe um pano úmido e seque com outro pano que não solte pelinhos. Cuide para fazê-lo com o aparelho desligado.

. Os vidros ficarão limpos e transparentes se lavados com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de vinagre.

. Para melhorar o sabor do óleo mergulhe nele algumas azeitonas. Após alguns dias o gosto delas   passará para o óleo.

. Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal. Deixe algum tempo e limpe.

. Para afiar tesoura, quando não se tem um afiador, afia-se em um gargalo de garrafa de vidro, passando a tesoura várias vezes, como se estivesse cortando a boca da garrafa.

. Esmaltes de Unha – Para amaciá-los coloque o vidrinho de esmalte em água quente para devolver sua consistência.  Repita quantas vezes necessárias. Guarde os esmaltes na geladeira para evitar seu espessamento.

. Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponha pedaços de casca de limão.

. Tirar limo: Depósitos de limo tendem a se acumular em volta das torneiras e das pias. Para removê-los, esfregue      vigorosamente com uma metade de um limão até que a mancha se desfaça por completo.

FONTE: http://www.receitasdabia.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s