PARA AS FLORES DE CORTE DURAREM MAIS NO VASO


Existem duas coisas que fazem as flores de corte durarem mais nos vasos: corte adequado e higienização. Tenha em mente que, desde o momento em que é cortada do pé, a flor começa seu processo de apodrecimento. Eis algumas dicas para retardá-lo:

PASSOS:

1- Em primeiro lugar, lave bem em água corrente a parte de baixo do caule e as folhas de todos os ramos. Preferencialmente, quando houverem folhas por todo o caule, retire as de baixo de forma que nenhuma fique sob a água. Isso acelera o apodrecimento.

2- Corte cerca de dois centímetros da extremidade dos cabos fazendo um corte diagonal, pois ele criará uma área de absorção maior do que se o corte fosse feito reto. Use uma faca lisa e muito afiada, sem serrilhado e muito, muito limpa e desinfetada em álcool. Não utilize tesoura pois as lâminas esmagam o caule antes de cortá-lo, o que danifica os canais por onde a planta absorve a água. Existe uma fina camada intermediária, abaixo da casca mas não no centro do caule, que é a responsável pelo transporte de água. Caules amassados ou esmagados não vão sugar água suficiente e as flores murcharão precocemente.

3- Agora, você deve se livrar dos fungos e microorganismos que vêm com as flores: prepare em um recipiente muito limpo uma solução de 100ml de água sanitária de boa qualidade para cada litro de água e mergulhe os caules nessa solução desinfetante por cinco minutos antes de colocar as flores no vaso definitivo.

4- Use sempre um vaso muito limpo e desinfetado. Utilize sempre água filtrada no vaso definitivo. Para manter a água livre de fungos e microorganismos que aceleram o processo de apodrecimento, coloque sempre uma colher de sopa de água sanitária de boa qualidade para cada litro de água do vaso. Evite que folhas fiquem submersas, isso acelera o apodrecimento. Em plantas e/ou flores de longa duração, troque a água do vaso a cada três dias, lavando-o bem com sabão e água corrente, enxaguando a parte dos caules que estavam submersas e colocando novamente uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

IMPORTANTE:

Essa higienização evita a proliferação dos microorganismos que aceleram o apodrecimento.

FONTE: http://comunidade.bemsimples.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s