MELATONINA, O HORMÔNIO DO SONO

A melatonina é um hormônio que é produzido no organismo e auxilia a iniciar o ciclo do sono. Este hormônio também é conhecido por aumentar a cura e os processos regenerativos dentro do corpo.

Os ciclos de um sono saudável são uma das maiores práticas para melhorar a saúde e otimizar o desempenho diário.

A melatonina tem a sua principal função de regular o sono. Quando estamos em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono.

A Melatonina proporciona a regulação dos ciclos de atividade-repouso, sono/vigília, assim como a regulação do sistema imunológico.

Devemos maximizar a secreção de melatonina como uma estratégia simples para melhorar seus ciclos do sono. A melatonina é um hormônio crítico produzido pela glândula pineal, ele é produzido na ausência de estimulação luminosa.

Este hormônio é responsável por induzir um estado natural de sono, regulando os ritmos circadianos que governam o nosso ciclo sono/vigília.

A melatonina tem sido identificada como um dos maiores varredores de radicais livres no nosso corpo. Também tem sido demonstrado que o mesmo suprime poderosamente o crescimento de tumores no corpo.

A Melatonina é considerada um dos mais eficazes antioxidantes no organismo devido a sua capacidade de facilmente romper a barreira através das membranas celulares.

A melatonina é um limpador de subprodutos metabólicos, tais como OH, O2-, e de óxido nítrico, sendo um dos mais poderosos agentes de proteção contra mutações no DNA.

Por isso, é um dos maiores remédios naturais para o câncer. Ela desempenha um papel muito importante na proteção contra a inflamação e danos dos radicais livres no cérebro devido a sua facilidade de fluxo através da barreira hemato-encefálica.

Foi demonstrado em estudos ter aumentado a média de vida de camundongos em 20%. Outros estudos têm mostrado que a melatonina melhora a função das citocinas.

Isto permite uma maior sensibilidade imunológica que permite uma defesa mais coordenada contra certas doenças infecciosas. Fortalecendo o Sistema imunológico e também reduzindo as condições inflamatórias crônicas.

Níveis de melatonina saudáveis são bons para melhorar o ciclo de sono, também ajudam a influenciar o hormônio do crescimento (HGH).

HGH que são conhecidos por ajudar o corpo a queimar gordura, favorecem para construir e regenerar um saudável tecido magro, contribui para reparar o colágeno, que é necessário para a formação da pele saudável, melhoram a densidade óssea e aumentam a imunidade.

Aqui estão estratégias simples para aumentar a sua secreção de melatonina:

1.Dormir cedo:

A secreção hormonal, a temperatura corporal, a digestão e a restauração dos tecidos, são regidos por ciclos de 24 horas, ligados à exposição da luz natural. Até 80% da secreção do hormônio do crescimento tem sua ação entre o horário de 11:00 e 01:00.

Indivíduos que ficam na cama por dez horas estão maximizando este hormônio restaurador e a sua capacidade de curar e regenerar os tecidos do corpo.

2.Praticar um período intencional calmo antes de ir para a cama:

Refletir sobre o momento presente ou a prática de meditação ajudam a impulsionar a produção de melatonina. Este processo acelera o tempo de se deitar para dormir e aumenta a qualidade e satisfação do sono.

Reservar 15 ou 20 minutos antes de dormir e relaxar a mente e concentrar na sua respiração.

3.Evitar ou reduzir esses alimentos:

Reduzir o açúcar, os aromatizantes artificiais, os conservantes, alimentos processados, cafeína e qualquer outro tipo de estimulante. Estes reduzem a melatonina e a secreção do hormônio do crescimento no corpo.

4.Hidratação eficaz:

A desidratação faz com que as respostas ao estresse crônico no corpo diminuam a produção de melatonina e a secreção do hormônio do crescimento.

5.Mantenha o seu quarto escuro:

Qualquer tipo de estimulação luminosa irá inibir a formação de melatonina pela glândula pineal. Isso irá interromper o sono e diminuir os efeitos benéficos da melatonina no organismo.

FONTE: http://www.vidaesaude.org/nutricao-saude/melatonina-o-hormonio-do-sono.html#more-2559

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